Estamos habituados a ser brindados pelos "nossos" canais de televisão, privados ou estatais, com sessões de tauromaquia. Esses programas são exibidos nos mais diversos horários, sem que o telespectador seja previamente avisado da violência das imagens que vão "invadir" o ecrã de televisão. Ao contrário de vários filmes de guerra, onde esse aviso é feito, estes programas exibem violência e sangue reais! É o caso do programa "Arte e Emoção" exibido no canal 2 da RTP aos sábados ás 19 horas e ao domingo ao meio-dia!! No passado domingo, indignado com esta situação, decidi ligar para a linha de apoio ao telespectador da RTP. A queixa ficou registada mas até hoje não obtive qualquer resposta.
No passado dia 13 de Setembro, TVI, SIC e RTP, assinaram um acordo de auto-regulação que prevê a utilização de um sistema de classificação de conteúdos com recomendação etária de visionamento de conteúdos produzidos para difusão televisiva. A sinalética aprovada foi a seguinte:
10 AP - Programas destinados a pessoas com mais de dez anos (nível 2). Algumas cenas podem não ser adequadas a menores mais sensíveis. Os pais avaliam o seu conteúdo. O nível 1 pode ser visto por todos.
12 AP - Conteúdos destinados a indivíduos com mais de 12 anos (nível 3). O tratamento dos temas deve ser adequado às diferentes fases da adolescência, no entanto podem exigir um grau de maturidade.
MAIS DE 16 - Destinados a indivíduos com mais de 16 anos (nível 4) informados sobre o respectivo conteúdo. Exibição de actos violentos, como por exemplo cenas de nudez, linguagem imprópria e violência gratuita.
Esta sinalética já começou há alguns meses a ser utilizada, mas os programas de tauromaquia continuam a "escapar" impunes, sendo apresentados como meros espectáculos de entretenimento...
Indignado?
Linha de Atendimento ao Espectador (RTP): 707 789 707
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
oupa, está ligar para reclamar!!!
Enviar um comentário