segunda-feira, 2 de abril de 2007

ELES ANDAM AÍ ! PORTUGAL TRANSGÉNICO !

O milho transgénico MON 863 foi aprovado pela União Europeia em Agosto de 2005 para rações e importação e em Janeiro de 2006 para alimentação humana.
Mas, um estudo publicado na revista científica americana Archieves of Environmental Contamination and Toxicology, divulgado em Portugal pela "Plataforma Transgénicos Fora do Prato", alerta que este tipo de milho genéticamente modificado, provoca alterações de crescimento e graves perturbações na função hepática e renal dos animais de laboratório que serviram de cobaias.
O milho MON 863, é produzido pela multinacional "Monsanto", e a autorização da AESA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) baseou-se nasgarantias desta multinacional de que o milho não era prejudicial à saúde...

A questão está a tornar-se cada vez mais preocupante no nosso país, porque a "Monsanto" tem vindo lentamente a introduzir milho transgénico nos nossos campos, multiplicam-se os testes e as plantações desta praga!
"A Plataforma Transgénicos Fora do Prato é composta por pessoas que, em nome individual ou enquanto representantes de associações e outras entidades, oferecem o seu tempo como voluntários para uma luta que é de todos."

Sugiro uma visita ao site da plataforma.

- Podes tornar-te um detective OGM

- ou saber como propor à tua Câmara, a declaração de municipio livre de trasngénicos.


O primeiro OGM 'oficial' foi cultivado nos EUA em 1994 (foi o tomate Flvr Savr).
Em Portugal o governo autorizou o primeiro cultivo legal de OGM em 1999 (foram duas variedades de milho Bt, a Compa CB e a Elgina). Esta autorização de cultivo foi suspensa no final de 1999 e o cultivo legal só regressou em 2005, por autorização da Comissão Europeia.

Sem comentários: