quinta-feira, 20 de julho de 2006

Dolariza$ão



Este mês de Julho assistiu a mais um encontro dos chamados mais poderosos do Mundo. O "G-8" reuniu na Russia, numa altura em que o médio oriente continua a ferver de raiva, ódio, violência...

Os dois factos, no meu ponto de vista, estão perfeitamente interligados, se tivermos em conta que os "gerentes" do mundo, estão cada vez menos preocupados com a defesa dos cidadãos, e quase exclusivamente preocupados com a defesa e a estabilidade do mercado financeiro. O mundo é cada vez menos redondo, e mais quadrado!

E é este o principal desígnio da chamada "globalização". O objectivo é transformar o Mundo numa grande empresa, e tudo á nossa volta se move em função do dinheiro. Prova disso é a questão do petróleo, cujo preço é alterado quase diariamente. Basta para isso que o Paquistão ou a India decidam fazer desfilar nas ruas o seu arsenal nuclear, ou a Coreia do Norte testar os seus misseis, ou até que Bin Laden faça um video caseiro com mais uma ameaça ao ocidente...

Somos cada vez mais confrontados com a necessidade de produzir mais, ser mais eficazes, e o que recebemos em troca são mais horas de trabalho, salários mais baixos e menos direitos, desemprego.

A ideia é produzir para consumir, produzir para consumir,... e quem não produz nem consome simplesmente não interessa para nada.

Mas o tempo é de optimismo, apesar de tudo! Acredito sinceramente que as próximas duas gerações vão ter consciência do enorme poder que temos nas nossas mãos. Temos o grande poder de ser livres. Livres de escolher. De comprar ou simplesmente não comprar. De dizer sim ou dizer não. E contra esse poder os grandes senhores do G8 não têm argumentos que lhes valham.

Outro Mundo É Possível!

Sem comentários: