terça-feira, 3 de julho de 2007

Fixem este rosto!

O Ex.mo Sr. Ministro Dr. Jaime de Jesus Lopes Silva, votou a favor da contaminação com Organismos Genéticamente Modificados, da agricultura biológica.
No Conselho de Agricultura de 12 de Junho, em Bruxelas, os Ministros europeus aprovaram uma autorização de contaminação dos alimentos biológicos com organismos transgénicos (OGM). Trata-se da revisão do Regulamento da agricultura biológica, que até agora previa tolerância zero à presença de OGM contaminantes. Com a decisão de hoje passará a permitir-se até 0,9% de OGM. As Multinacionais agredecem, mas o planeta e aqueles que realmente se preocupam com a sua preservação, não se esquecerão de si Sr. Ministro!
QUE FAZER?
Deixo aqui uma carta que recebi do grupo ogm_pt para enviar ao Sr. Ministro:

CARTA ABERTA AO MINISTRO DA AGRICULTURA
Dr Jaime Silva

MADRP
Praça do Comércio1100 Lisboa
Fax: 213 234 604
email: gabministro@madrp.gov.pt
Porto, 27 de Junho de 2007
Exmo Sr Ministro da Agricultura,
Resolveu Vª Exª votar a favor de uma alteraçãoque algumas multinacionais muito queriam e contra a vontade de mais de 70% dos europeus, portugueses incluídos, no sentido de permitir a entrada da contaminação transgénica na agricultura biológica.
Certamente que foi uma decisão maduramente pensada, pelo que razões ponderosas o terão forçado a tomar tal atitude ao arrepio do peso democrático do consumidor nacional. Essa posição deve ter subjacentes informações que contrariam os trabalhos científicos que já identificaram diversos impactos negativos dos organismos geneticamente modificados (OGM) na saúde e no ambiente.
Por exemplo, num artigo recente publicado numa revista científica credível, Séralini e o seu grupo (1) demonstraram graves impactos negativos em animais de laboratório no caso de uma variedade de milho transgénica actualmente em circulação na União Europeia.
Estudos equivalentes estão disponíveis para o caso da soja, que é o OGM mais vendido no mundo. De notar que a EFSA, Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, não desenvolve quaisquer estudos independentes, baseando as suas avaliações de inocuidade dos OGM nos dados apresentados pelas próprias multinacionais interessadas. Este é um falhanço estrondoso do ponto de vista da credibilidade do sistema europeu de autorização de OGM. Não há contra-prova, não há idoneidade, não sequer há ciência no trabalho do painel OGM da EFSA.
Assim, parece que Vª Exª deveria esclarecer o porquê do seu voto, desvendando os factos de que dispõe e levaram Vª Exª a tomar uma decisão que julgo ter sido muito difícil. Estou bem consciente de que uma extrapolação de uma votação democrática pode ser objectável por exemplo, por pouco inteligente, dependendo da(s)amostra(s) em que se baseou. Admito que neste caso, pelos elementos de que disponha, Vª Exª se viu obrigado, muito a seu pesar, a contrariar, para nosso próprio bem, o sentimento comum da população. Impõe-se uma palavra de Vª Exª para eliminar todas estas suposições e temores que nos inquietam. Pelo exposto, venho solicitar os esclarecimentosque Vª Exª se digne mandar revelar. Respeitosamente,
(assinatura + contacto)


A Monsanto é a maior multinacional de milho transgénico no mundo.
A Monsanto ficou conhecida por ter concebido e produzido o "agente laranja", herbicida que ficou tristemente famoso pelo seu uso pelo exército americano na guerra do Vietname, provocando a destruição de grandes áreas verdes e graves doenças na população local, devido a uma dioxina cancerígena. Milhares de crianças nasceram completamente deformadas. Ainda hoje os efeitos do "agente laranja" afectam a população vietnamita e antigos soldados americanos..
.
ATENÇÃO! Produtos com transgénicos à venda em Portugal

Sem comentários: