(fotos: sergioR)
Numa pequena localidade, com o nome Ermida do Paiva, situada a 6 km de Castro Daire, com acesso pela estrada nacional 225, existe um magnífico Mosteiro (ver anexos – foto 1), que é monumento nacional, DEC. nº 2303, DG 60 de 29 de Março 1916. Este mosteiro, conhecido por Mosteiro da Ermida, Igreja de Nossa Senhora da Conceição e “Igreja das Siglas” (Lacerda, 1919). É um formoso monumento da 2ª metade do séc. XII, a sua fundação é dada como tendo acontecido na Era de César de 1178, fundado por D. Roberto, monge francês, da Ordem Premonstratense de S. Agostinho, numa herdade da coroa, sendo D. Afonso III o próprio patrono.
O mosteiro é rodeado de um grande mistério e também muita beleza. As “Siglas” são o maior mistério do monumento e também o que mais interesse desperta, pois estão praticamente em todas as pedras do mosteiro. Ainda hoje se interrogam acerca do seu significado, tudo o que se diz são apenas especulações. Pensa-se que sejam sinais do registo histórico, da mentalidade de uma época, traduzindo a relação do homem com o universo e a vida, pensa-se que até que seja a assinatura dos pedreiros. Pensa-se que este mosteiro tem alguns erros de construção, isto segundo alguns estudiosos, mas também a que referir que os “pedreiros” da idade Média não eram tão exigentes como os Gregos do século V a. C., em matéria de perfeição e rigor de execução das plantas ou projectos.
As instalações que terão sido os aposentos dos frades em tempos remotos e, em tempos mais recentes, moradia de reitores e abades. Hoje são apenas um conjunto de paredes em vias de ruínas. (ver anexos – foto 5) No dia 15 de Janeiro de 1890, o abade António de Freitas Pinto e Souza, registou marcas do macabro acontecimento, que ali mesmo, ao lado da igreja, ao alcance do cheiro intenso, por baixo da sua morada.
Ficou registado o seguinte: “loja ou corte que está debaixo da varanda cuja entrada tem uma cruz à direita com este formato (desenhou uma cruz) que lavrei por minha própria mão apareceu quase na superfície da terra a caveira e correspondente ossal humano que denotava ser pessoa adulta e por muito desgosto quando mandei cavar a terra da dita loja para a ladrilhar como de facto mandei ladrilhar, cuja ossada estava ao entrar da loja para o lado direito no escuro da loja. Ignora-se de quem fosse ou se até enterraram aquele cadáver para ocultar algum crime aqui cometido. Pela análise a que mandei proceder pelo médico da Camara verificou que eram ossos de dois cadáveres, não so pelos ossos das pernas e braços muito reconhecido por que apareciam dois céus da boca sendo um mais antigo e outro mais moderno, mas pelo juízo que o médico formou aqueles cadáveres foram ali enterrados há mais de 40 ou 50 annos. Aqui fica esta declaração para memória dos que me sucederem…”
Extraido de "wikipédia"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Conceição_(Ermida)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Este templo é qualquer coisa de extraordinário!!!
Quando o visitei não tive a oportunidade de o ver por dentro, mas só o seu aspecto exterior e também o das ruínas do convento é fantástico!
Agradeço a visita ao meu blog, vai aparecendo.
What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»
Enviar um comentário